WhatsApp Image 2023 10 09 at 06.18.56

Lançamento oficial do livro

REGRESSO DOS GOLPES DE ESTADO EM ÁFRICA

Autor angolano e defensor dos Direitos Humanos vende seu livro na praça da independência | 17.10.2023

O escritor angolano e activista dos direitos humanos Sérgio de Jesus Miranda apresentou sua segunda obra literária intitulada “Regresso dos Golpes de Estado em África” no dia 7 de outubro de 2023, o evento contou com estudantes universitários, acadêmicos e o público em geral, entrevistado, o escritor e investigador, realçou a importância da leitura aos mais jovens e o papel das instituições de ensino na criação de estratégias que promovam mais leitura e fácil acesso aos livros. Perguntado sobre o evento, acrescentou que ”a venda foi um sucesso”.

Embora polémico e com um título bastante debatido na arena tanto nacional como internacional, o livro de 210 páginas e 5 capítulos, resulta de uma análise académica sobre o contexto actual que o continente africano vive.

O autor contou sobre o constrangimento na apreensão dos livros no aeroporto internacional 4 de fevereiro e o comportamento das autoridades angolanas em restringir a divulgação de conhecimentos e o constante ataque à liberdade de pensamento/expressão.

Lamentou ainda sobre o medo existente nas lideranças das instituições de ensino superior, e a recusa devido à ligação ao regime, dos pedidos que foram feitos em certas universidades para apresentação da obra.
“alguns chefes de departamentos de certas universidades respondiam-nos categoricamente que não pretendiam perder o emprego, e assustavam-se com o título do livro. Este é o país que temos” disse o autor.

Sérgio Miranda - regresso dos golpes de estado em África

REGRESSO DOS GOLPES
DE ESTADO EM ÁFRICA

por Sérgio de Jesus Miranda

Detalhes

$9.99

O início de 2022 foi marcado por um golpe militar bem-sucedido e uma tentativa fracassada de derrubar o governo, abrindo reticências no que diz respeito ao futuro do continente. Este livro no entanto, objectiva compreender e analisar as razões dos sucessivos golpes no continente desde as décadas anteriores aos dias de hoje, seus efeitos e de igual modo as forças ocultas que se encontram por detrás dos mesmos. As análises terão como foco a África Subsariana (AS) por este ser o maior palco de tais incidentes que acabaram se tornando cíclicos.

Os desafios sobretudo da AS, encontram-se identificados […] e estudos, estratégias, pro- postas e objectivos para mudanças de paradigmas têm sido constantemente divulgados nas diferentes áreas do saber, porém, os problemas para sanar tais desafios persistem, e o continente tem sido cada vez mais palco de degeneração social no que toca à qualidade de vida de seus povos.

O sucesso do seu livro começa connosco

Envie-nos seu manuscrito e receba o feedback dos nossos profissionais em menos de três semanas.